posts

respiração que purifica

Exercícios respiratórios podem ser uma verdadeira farmácia natural. A prática regular melhora a capacidade pulmonar, um dos importantes indicativos de taxa de longevidade: quem tem pulmões saudáveis vive mais e melhor!

E os exercícios respiratórios do Yoga, em conjunto com a prática de posturas, são mais eficientes para manter a saúde dos pulmões do que outras práticas físicas.

A especialista em Yoga e Ayurveda Márcia De Luca explica que os pranayamas (exercícios respiratórios do Yoga), podem nos ajudar no detox dessa semana:

"Bhastrika é um dos melhores pranayamas para desintoxicar todo o corpo. Os movimentos fortes do exercícios fazem com que as toxinas se desloquem das nadis (condutos energéticos) para serem expelidas".

A prática regular desse exercício trabalha o sistema respiratório, massageia os órgãos internos e fortalece as paredes do abdome.

bhastrika pranayama para desintoxicar corpo e mente

Márcia sugere que a prática seja feita todos os dias, começando com 3 ciclos de 10 respirações. Você poderá aumentar as repetições conforme sentir que ganha resistência.

"O bhastrika pode também ser feito durante o banho para, com o vapor, limpar as narinas", acrescenta.

Para os que gostam de seguir os sábios conselhos do Ayurveda: quem tem predominância vata ou pitta deve fazer com moderação e praticar de manhã. Quem tem mais tendências a distúrbios kapha pode abusar do bhastrika que também ajuda na manutenção do peso (se ainda não sabe nada sobre os doshas, comece por aqui e faça um teste simples aqui).

Estudos comprovam que a prática do bhastrika também deixa a mente mais alerta, melhora a concentração e pode ser grande ajuda para a melhor das desintoxicações: nos livra dos pensamentos indesejados!

CUIDADOS: Pessoas com hipertensão arterial, problemas no coração e gestantes não devem praticar esse respiratório!

A respiração nunca deve ser desconfortável e você nunca deve se sentir sem ar durante os exercícios.

Cursos no Abertamente com a Márcia De Luca (clique na imagem):

               

Desenvolvido Por Agência D.Tavares. Todos os direitos reservados a AbertaMente. 2013