posts

detox do corpo para clareza da mente

Por Maria Cabral .:. Fotos: Huan Gomes

Estamos o tempo todo ingerindo toxinas: no ar,  na água, nos alimentos com agrotóxicos, nos cosméticos e remédios. Isso sem contar as bebidas alcoólicas  e outros excessos das festas que passaram!

Um corpo saudável tem a capacidade de se desintoxicar, só que a verdade é que nosso corpo não foi criado para trabalhar tanto se livrando dos corantes, conservantes, açúcares, poluição e tantas outras toxinas da vida moderna.

Por isso um programa de desintoxicação regular pode ser de grande ajuda para o corpinho, que sua (literalmente) pra se livrar dos exageros.

Cinco dos nossos órgãos trabalham para eliminar as toxinas do corpo: pulmões, pele, sistema gastrointestinal, fígado e rins.

As práticas de Hatha Yoga podem ajudar o corpo na tarefa de se livrar do que não serve mais. O professor chileno Gustavo Ponce tem uma prática diária com essa função.

Gustavo, criador de vários métodos de Hatha Yoga, recomenda que a sequência abaixo seja feita diariamente, pela manhã, ainda em jejum.

Pratique

Começar a prática com ujayi pranayama (respiração vitoriosa) permite que os pulmões "acordem" de forma suave, eliminando parte do ar residual, esse que sempre fica em nossos pulmões na respiração comum.

O kapalabhati (respiração do crânio brilhante) elimina totalmente esse ar viciado, aumenta a capacidade pulmonar e traz clareza de mente.

Uddiyana bandha (fecho ascendente), feito de forma apropriada, em conjunto com agnisara dhauti (limpeza pelo fogo) e nauli kriya (esse último você pode ver como se faz aqui), irrigam os órgãos internos de sangue fresco.

A prática deve acabar com alguns minutos de meditação, que é a melhor desintoxicação que existe para nossas mentes viciadas nos excessos de estímulos da vida hoje!

PS - as instruções acima devem ser suficientes para quem já pratica Yoga, se você nunca fez uma aula pode experimentar, mas o ideal é procurar um professor de confiaça.

Curso no Abertamente com o Gustavo (clique na imagem):

Desenvolvido Por Agência D.Tavares. Todos os direitos reservados a AbertaMente. 2013