posts

sálvia

Por Maria Cabral

Foto: Huan Gomes

Plantar ervas em casa é uma delícia e traz mais saúde para seu dia a dia. Além de ter ingredientes frescos para pratos e cosméticos naturais, você coloca um pouquinho mais de verde dentro da sua casa, o que já é uma terapia para quem mora na cidade!

A sálvia (Salvia officinalis) é fácil de plantar, excelente para vários tratamentos de beleza e simboliza o planeta Júpiter, regente do ano que hoje começa :)

No Ayurveda (sistema de cura tradicional indiano) o uso da sálvia é recomendado para diminuir o excesso de secreção no corpo, incluindo o suor.

Na última visita que fiz ao dermatologista ele me recomendou o uso do chá de sálvia, bem forte, feito em infusão, como desodorante. Você pode experimentar colocar em um borrifador, com algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência para deixar mais cheiroso (recomendo o de lavanda).

Com essa mesma infusão forte você pode fazer um enxágue para os cabelos. A sálvia ajuda a tingir os cabelos castanhos que estão ficando brancos.

O Ayurveda também recomenda o uso de chá de sálvia como um bom gargarejo para dores de garganta e bom enxágue para gengivas irritadas.

A Rita Taraborelli há um tempo nos ensinou que para um prato simples e delícia basta passar a massa de sua preferência, logo depois de cozida, na manteiga com um punhado de folhas de sálvia. Doure rapidamente a massa fazendo movimentos circulares até as sálvias ficarem bem verdinhas. Cuidado para não refogar de mais!

Essa erva se dá bem em qualquer terreno, gosta de sol forte ou meia sombra e vai bem do lado do alecrim (uma superstição antiga diz que não ter um canteiro só de sálvia, tem que ter outra plantinha).

A medicina indiana ainda diz que essa erva tem um poder especial para limpar as obstruções emocionais da mente e promover calma e clareza, tudo que quero para mim e desejo para vocês em 2014!

PS - Recebemos mais duas dicas valiosas no nosso face de uso da sálvia, confira:

Fontes:

As Ervas do Sítio, de Rosy L. Bornhausen, Bei

The Yoga of Herbs - An Ayurvedic Guide to Herbal Medicine, de Dr. David Frawley e Dr. Vasant Lad, Motilal Banarsidass Publishers

Desenvolvido Por Agência D.Tavares. Todos os direitos reservados a AbertaMente. 2013