posts

mobilidade da coluna

Texto e Ilustrações: Madu Cabral (Parte do curso de especialização em Sattva Yoga com Gustavo Ponce)

Dificilmente passamos o dia conscientes de nossa postura física. Sentamos à frente do computador ou detrás dos volantes de nossos automóveis com os ombros fechados, a parte superior da coluna corcunda e a lombar sem sua curva natural.

Os colchões macios, que normalmente usamos, também não nos ajudam a alongar a coluna sofrida pela rotina diária. E o tempo, que insiste em passar, faz com que percamos flexibilidade e mobilidade.

Alguns alongamentos simples, logo ao acordar, ajudam a lubrificar as articulações da coluna, trazendo mais movimento e, principalmente, mais consciência para a coluna.

Alongamento da coluna

Fique em pé, com as costas e os calcanhares apoiados contra a parede. Com os pés firmes no chão, empurre o topo da cabeça em direção ao teto. Leve toda a sua atenção à coluna e alongue-a. Entrelace os dedos e leve as mãos acima da cabeça, aumentando ainda mais o estiramento da coluna. Permaneça assim por cinco respirações.

Sem mover o quadril ou elevar os pés do chão, alongue o tronco para a direita em um movimento lateral, sinta o estiramento do lado esquerdo do tronco e alongue ainda mais o braço direito. Permaneça por cinco respirações, volte ao centro e repita o exercício para o outro lado.

Para compensar

Afaste os dois pés da parede e escorregue o tronco para baixo, mantendo as costas grudadas à parede, até as coxas ficarem paralelas ao chão e em um ângulo reto com as panturrilhas. Sinta o alongamento das costas e permaneça na postura por cinco respirações.

Sem desgrudar os glúteos da parede, estenda as pernas e desça o tronco na direção das coxas. Relaxe completamente os braços, pescoço e tronco e faça cinco respirações profundas. Suba com as costas curvadas, a cabeça é a última a chegar.

Fique um pouco em pé, com os olhos fechados e perceba o efeito dos movimentos em sua coluna.

Desenvolvido Por Agência D.Tavares. Todos os direitos reservados a AbertaMente. 2013