posts

bons sonhos!

Texto e ilustrações: Maria Cabral

Uma boa noite de sono não é importante apenas para se manter acordado no dia seguinte. Vários processos metabólicos importantes acontecem enquanto dormimos e, se alterados, podem afetar o equilíbrio do nosso organismo.

Nas grandes cidades, cada vez mais pessoas dormem pouco ou mal. “Temos o incontestável fator de poluição auditiva, o estresse gerado pelo estilo competitivo de vida e pelo trânsito, falta de tempo para desenvolver atividades que ajudariam um sono relaxante (atividades físicas ou qualquer lazer prazeroso)”, aponta a professora de Iyengar Yoga Analu Matsubara.

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

A prática regular de Yoga é consagrada por grande parte da comunidade médico-científica como um apoio fundamental a tratamentos alopáticos para dormir. A sensação de calmaria interna e o profundo relaxamento após as práticas irão certamente levar o praticante a uma série de mudanças em sua rotina “nociva” de vida.

Analu recomenda uma sequência de posturas simples que podem ajudar a desacelerar antes de ir para cama e garantir uma noite restauradora. “Todas essas posturas podem ser mantidas de três a cinco minutos”, explica Analu, “e a atenção no fluxo de sua respiração é indispensável, concentre-se em casa uma delas”, aconselha a professora.

1. Supta badha konasana (postura reclinada em ângulo) favorece a abertura e relaxamento da região abdominal e acalma os nervos.

2. Adho mukka svansasana (cachorro olhando para baixo) relaxa o sistema nervoso e diminui a ansiedade.

3. Uttanasana (postura do alongamento intenso para frente) esta variação, com cabeça e braços apoiados em uma cadeira, acalma o sistema nervoso.

4. Sirsasana (invertida sobre a cabeça) diminui a energia nervosa e equilibra o sistema endócrino. Não pratique essa postura sem instrução e acompanhamento prévio ou durante o período menstrual.

5. Sarvangasana (invertida sobre os ombros) remove a irritação, emoções nervosas. Não pratique essa postura sem instrução e acompanhamento prévio ou durante o período menstrual.

6. Ardha halasana (postura do meio arado) Essa variação com suporte de cadeira leva tranquilidade ao corpo e mente. Não faça caso esteja menstruada.

Finalize a sequência com 15 minutos de relaxamento em savasana (postura do cadáver).

Analu Matsubara formou-se pelo Studio Surya e é certificada internacionalmente pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute em Puna, Índia. Hoje dá aulas regulares e uma Formação de Professores em Iyengar Yoga.
http://tinyurl.com/yhwhmws
(11) 9995-5769

Desenvolvido Por Agência D.Tavares. Todos os direitos reservados a AbertaMente. 2013