posts

lua na horta

por madu cabral :: fotos de Marcella Karman

Quem trabalha na terra sabe a importância dos ciclos da lua na plantação, parece um pouco hippie mas é a pura verdade: a lua influencia totalmente a saúde e equilíbrio da sua horta.

A primeira vez que fui a Fazenda Lila fiquei impressionada com tudo que ela - a Lila - havia plantado por lá (era uma terra de pastos muito árida) e ela quem primeiro me falou da importância da lua nesse processo. Hoje quem cuida da horta é a Marcella, filha da Lila, e ela que me ajudou a escrever esse texto (e me ensinou a plantar tomates, nosso próximo texto!).

Então se você está animado para plantar é bom dar uma olhada para o céu e se conectar com mais esse ciclo da natureza!

lua nova

o que plantar e colher plantas das quais vamos aproveitar as folhas como couve, almeirão, cebolinha, espinafre, plantas medicinais e banana. Mas cuidado: o que é plantado nessa fase pode sofrer mais ataques de pragas.

mais boa fase para pulverizar, adubar e arrancar mato.

lua crescente

o que plantar e colher nessa fase a seiva está mais concentrada nas folhas, é ótimo período para plantar e transplantar de forma geral. É a melhor fase para colher ervas pois produzirão mais óleos essenciais.

lua cheia

o que plantar e colher melhor fase para colheita dos frutos, pois a seiva concentra-se mais nas partes apicais e eles estarão mais suculentos. Boa para plantar hortaliças que "formam cabeça" (como repolho e alface) e para flores.

mais não é uma apropriada para podas já que a seiva está concentrada nos brotos.

lua minguante

o que plantar e colher o que cresce para dentro da terra, como raízes, tubérculos e bulbos, já que a seiva está mais concentrada nessa parte das plantas

mais muito boa para podas (já que os caules estão com menos seiva) e para adubação (as raízes conseguirão absorver mais nutrientes)

Referências:

Guia abril 1986

Sabor de Fazenda 

Rede de Agricultura Sustentável 

Desenvolvido Por Agência D.Tavares. Todos os direitos reservados a AbertaMente. 2013